INFORMATIVO

Grupo Taufer reforça posicionamento no mercado agrícola com a produção de sementes

07-07-2021

 
Nos últimos anos a Cerealista Taufer tem buscado novas possibilidades de negócios através da produção e comercialização de sementes de soja e trigo. Esse novo momento, capitaneado pela direção do Grupo Taufer e com apoio dos colaboradores, foi simbolicamente evidenciado por meio do Dia de Campo de Verão 2021, realizado em 24 e 25 de fevereiro, em área próxima à sede, seguindo à risca todos os protocolos de cuidados para evitar o contágio do Covid-19, como uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento social.
 
Localizada no município de Machadinho, que soma pouco mais de 5 mil habitantes no Norte do Rio Grande do Sul e que tem como principal matriz produtiva e econômica a agropecuária, a Cerealista Taufer se destaca pela pujança e visão empreendedora de seus fundadores – o patriarca Darcy Taufer (em memória) e da matriarca Veronica Josephyna Dallbelo Taufer, hoje aos 84 anos. Na metade da década 1960 o casal deixou Passo Fundo para trás e empreendeu na agricultura em terras machadinhenses. 
 
– Hoje seguimos o projeto que eles deram início. Sabemos de onde viemos e por isso todos nós da família, que atuamos no negócio, estamos alinhamos em fazer o melhor pelos nossos clientes, respeitando os valores que aprendemos em casa – destaca o sócio-proprietário Jacson Arsenio Taufer, um dos integrantes da terceira geração da família, neto de Darcy e Veronica e filho de Paulo Alaor Taufer
 
Esse respeito aos valores se dá também no manejo que é aplicado nas lavouras da família, que somam 980 hectares no município, e que também têm sido destinadas para a produção de sementes. “Fazer bem feito” está no sangue.
 
– Acredito que por mais que tenhamos entrado recentemente neste mercado de sementes, temos na longa trajetória na agricultura que nos dá uma chancela junto aos demais produtores. O que fazemos nas nossas áreas recomendamos também aos clientes, com muita transparência. Os mesmos lotes que vão para as lavouras da Taufer também vão para os clientes. O nosso forte é a lavoura. Agora reproduzimos isso e colocamos esta semente de qualidade para clientes e parceiros – reitera o empresário.
 
A possibilidade de cultivar essa semente em áreas próprias também é considerada uma vantagem, com total controle do manejo de solo e demais aspectos técnicos que são considerados importantes para esses campos de produção.
Ferramentas como a rastreabilidade garantem que o agricultor acesse todos os dados do manejo dos campos de produção, por lote e safra, de modo que esta transparência gere vínculo de maior de confiança com os clientes. 
 
– Temos um manejo muito cuidadoso há muito tempo e o resultado que vemos hoje é consequência disso. Por isso, investimos em ferramentas como estas para deixar isso documentado e disponível para quem nos prestigia com a sua confiança – reitera Jacson.
 
Hoje, apesar de ser recente, a produção de sementes já tem se tornado conhecida e, graças à credibilidade e à qualidade, a expansão tem ocorrido de forma natural. Isso também é resultado da dedicação de toda a família Taufer – que soma 14 integrantes diretamente no negócio – e dos colaboradores.
 

 

Referência em sucessão familiar – Desde o início dos anos 2000 a Cerealista Taufer atua na região de Machadinho (RS) e hoje também tem duas unidades em Paim Filho (RS). Em 1965, com os primeiros seis filhos – Paulo Alaor, Antonio Carlos, Bruno José, Ana Maria, Rosane e Oscar –, o casal Darcy Taufer (em memória) e Veronica Josephyna Dallbelo Taufer abriu áreas de terras ainda com uma agricultura bastante rudimentar e tradicional para a época. Depois do nascimento dos outros quatro herdeiros – Osmar, Alberto, Ladiamara e Sidinei – foi intensificado o trabalho na produção agrícola e em uma olaria, que funcionou até 2002.
 
Desde 1965 o Grupo Taufer conta com negócios na agricultura, adentrando nos setores da logística, construção civil e turismo em 2005 e 2010, respectivamente, os quais são gerenciados por familiares da segunda e da terceira geração. Isso torna os Taufer um caso exitoso no que se refere à sucessão empresarial.
 
– Ninguém é mais do que ninguém e a prioridade é a empresa. União e humildade é o que rege o nosso trabalho, inclusive para envolver as próximas gerações no negócio. Todos temos que focar no mesmo objetivo, ter honestidade e confiança. Quando um coloca a ‘mão na massa’, todos também se dedicam e abraçam aquilo junto. É por isso que as coisas dão certo – acredita Jacson.
 
Assim, hoje a sociedade é composta por Paulo Alaor Taufer, Antonio Carlos Taufer, Bruno José Taufer, Oscar Taufer, Osmar Taufer, Alberto Taufer e Sidinei Taufer (da segunda geração da família); e Jacson Arsenio Taufer, Elizandro Taufer, Mauricio Taufer, Fabrício Taufer, Mateus Taufer e Thiago Taufer, Gabriel Taufer e Milena Eloisa Taufer, que integram a terceira geração. Ao mesmo tempo, pessoas da quarta geração estão iniciando alguns trabalhos, dando continuidade aos negócios, juntamente com outros integrantes da família, por exemplo, algumas esposas da terceira geração.

 


VER TODAS NOTÍCIAS.
TOP