INFORMATIVO

Cerealista Taufer vive expansão na produção de sementes de soja

07-07-2021

 
Praticamente metade da área de soja cultivada pela Cerealista Taufer, em Machadinho (RS) tem sido destinada para a produção de sementes, o que representa mais um segmento de negócios dentro da atuação da empresa. Para a próxima safra 2021/2022, a direção prevê uma expansão. Isso representa o momento aquecido que o setor vive, com cotações da soja em alta e uma expectativa positiva em relação à produtividade em maior parte das áreas.
 
No Dia de Campo de Verão 2021 da Cerealista Taufer, realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, a empresa apresentou novas cultivares em parceria com a TMG. A partir deste primeiro ano de parceria com a marca, a Cerealista Taufer terá disponível no portfólio a cultivar TMG 7262RR – que inclusive já é mais conhecida do produtor –, bem como a TMG 7260 IPRO e a TMG 7058 IPRO, ambas com tecnologia Intacta e Inox.
 
– Isso tudo garante ao produtor maior economia e melhor eficiência no campo – resume a engenheira-agrônoma Arieli Menosso, que integra o time técnico da cerealista.
 
Outra cultivar que integra a lista de opções da Taufer é a FPS 1755 IPRO, da Fundação Pró-Sementes. “Esta cultivar vem se destacando a cada ano no mercado com alto teto produtivo e por isso priorizamos por mantê-la”, revela Arieli. 
 
“Além disso, todas essas cultivares têm um bom comportamento diante da ferrugem-asiática, uma das doenças mais temidas na cultura da soja”, pontua a agrônoma. Nesta safra, a ferrugem asiática inclusive começou a aparecer um pouco mais cedo nas lavouras se comparado com a safra anterior, que teve menos incidência de chuvas – por ser um fungo, a umidade e o calor favorecem o seu ataque nas áreas de soja. Outra resistência dessas cultivares é ao cancro-de-haste e fitóftora, fungos de solo bastante agressivos no que se refere a perdas na cultura da soja.
 
A agrônoma também ressalta que a Taufer segue com a parceria com a IntelliCrops. Inclusive, na safra atual estão trazendo três novidades: a ICS Rodeo RR, ICS Toro RR e a ICS Rústica RR. “Essas três alternativas prometem alto teto produtivo e devem ser uma boa opção para nossos clientes”, assinala Arieli.
 
Sobre o Grupo Taufer – Desde o início dos anos 2000 a Cerealista Taufer atua na região de Machadinho (RS) e hoje também tem duas unidades em Paim Filho (RS). Em 1965, com os primeiros seis filhos – Paulo Alaor, Antonio Carlos, Bruno José, Ana Maria, Rosane e Oscar –, o casal Darcy Taufer (em memória) e Veronica Josephyna Dallbelo Taufer abriu áreas de terras ainda com uma agricultura bastante rudimentar e tradicional para a época. Depois do nascimento dos outros quatro herdeiros – Osmar, Alberto, Ladiamara e Sidinei – foi intensificado o trabalho na produção agrícola e em uma olaria, que funcionou até 2002.
 
Desde 1965 o Grupo Taufer conta com negócios na agricultura, adentrando nos setores da logística, construção civil e turismo em 2005 e 2010, respectivamente, os quais são gerenciados por familiares da segunda e da terceira geração. Isso torna os Taufer um caso exitoso no que se refere à sucessão empresarial. 
 


VER TODAS NOTÍCIAS.
TOP