INFORMATIVO

Concurso de Silagem avalia desempenho de hÝbridos de milho

02-08-2021

Na busca por avaliar o desempenho dos híbridos destinados para a confecção de silagem, a Cerealista Taufer realiza o Concurso de Silagem em parceria com a Morgan Sementes. Para participar, o cliente deve plantar seis sacas ou mais de um dos híbridos MG618PWU, MG593PWU, MG580PWU. São 30 vagas para a safra 2021/22 e o vencedor levará uma televisão 32 polegadas como premiação. 
 
A data de divulgação do campeão ainda será confirmada, mas está prevista para o fim de janeiro de 2022, momento em que os produtores terão feito o corte do milho para silagem.
 
Um dos critérios que será avaliado é o rendimento em toneladas por hectare. Além disso, será analisado o ponto de corte do milho, em que será considerado 2/3 da linha do leite do grão.
 
Outro ponto analisado é o tamanho de partículas, uma avaliação mais específica de produtores que têm condição de cortar o milho com uma máquina mais eficiente nesse aspecto, o que possibilita regular o tamanho da partícula da palha, além de permitir a análise da quebra do grão – que geralmente precisa estar partido em quatro.
 
Para garantir uma assertividade da análise, a silagem será coletada no dia do corte, armazenada em um micro silo e colocada em um local fresco e sombreado por cerca de 60 dias até a fermentação. Depois deste período, a amostra de silagem será enviada para um laboratório. 
 
Com a análise laboratorial é avaliado o índice de amido, de matéria-seca, a digestibilidade, a proteína bruta, bem como calculada a quantidade de quilos de leite por quilograma de matéria-seca ou quilos de leite por hectare. Também é analisado o aproveitamento de fibra pelo rumem da vaca e o FDN.
 
Por fim, conforme a variedade do híbrido, será considerado o dry down da planta. O termo corresponde ao fato de a planta manter-se verde e, ao mesmo tempo, a velocidade com que amadurece os grãos.

 


VER TODAS NOTÍCIAS.
TOP